SEQUÊNCIA DIDÁTICA
*CONTEÚDOS:
-Idéia de quantidade
-Seqüência numérica
-Noção de dia, mês e ano
*OBJETIVOS:
-Relacionar o numeral a
quantidade
-Reconhecer a manhã, a tarde e a noite
-Identificar os dias de semana
-Perceber como o mês é formado
-Compreender o ano como o conjunto de
meses
*ANO:
-Educação Infantil ( grupo 04 )
*TEMPO ESTIMADO:
-Dois meses
*MATERIAL NECESSÁRIO:
-Cartolina
-Papel crepom
-Papel ofício
-cola
-figuras -Hidrocor
-Tesoura -Duréx -Lápis de cera
-E.V.A -Régua -Palitos de
fósforo
*DESENVOLVIMENTO:
Dispor a classe em semicírculo, proporcionando um ambiente agradável
e estimulador para uma conversa informal, possibilitando que os alunos relatem
de forma descontraída e espontânea o que fazem durante o dia e durante a noite.Distribuir folhas de
papel ofício e propor que desenhem como o céu fica durante o dia e durante a
noite.
Para
que no decorrer das atividades possam construir a idéia de como se forma a
semana, o mês e o ano, desenvolvendo gradativamente a noção de tempo.
1ª etapa
Expor as figuras do sol e da lua
relacionando-os aos desenhos elaborados anteriormente, enfatizando que o dia
termina a noite e começa outro dia quando o sol aparece novamente.
2ª etapa
Confeccionar quatro cartazes contendo os
nomes dos dias da semana, ressaltando a sequencia numérica de um a sete.
Conversar com os alunos sobre as atividades que realizam durante a semana,
estimulando a identificar os dias que vão à escola (colando a figura de um
lápis) e no sábado e domingo (colem a figura de um sorvete).
3ª etapa
Reforçar a sequencia numérica de um a
sete, propondo que contem no cartaz quantos dias tem a semana. Organize os
quatro cartazes elaborados no decorrer do mês, levando-os a compreender que os
quatro cartazes, ou seja, as quatro semanas formam um mês e que cada um tem seu
nome (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro,
outubro, novembro e dezembro).
4ª etapa
Dividir a turma em doze duplas, onde cada
dupla receberá uma placa com o nome do respectivo mês (de cores diferentes).de
acordo que forem chamados (pelo nome do mês) deverão dar um passo a frente,
facilitando assim a compreensão da formação de um ano.
5ª etapa
Distribuir seis calendários e logo após
separar o grupo dos meninos (que terá apenas um calendário) e o grupo das
meninas (que terá cinco calendários).
O grupo dos meninos representará os meses e
colará palitos em forma de x em oito meses.
O grupo das meninas representará os anos
colando palitos em todos os cinco cartazes.
Para finalizar a professora perguntará: -
Que cartaz tem mais palitos? Possibilitando o reconhecimento da diferença
relativa à quantidade entre oito meses e um ano.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será de forma sistemática e ocorrerá ao longo de todo o processo de
aprendizagem. Levando em conta os conhecimentos prévios, possibilitando que o
educando solucione situações-problemas no seu dia-a-dia.
BRINCADEIRAS NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
*CARACOL DE
NÚMEROS
Objetivo:
-Memorização
dos números de zero a oito.
-Trabalhar
com sequencia numérica.
-Estabelecer
regras.
-Trabalhar
com psicomotocidade (equilíbrio e saltos ).
Material:
-Giz
-Pedrinhas
ou saquinhos de areia
Preparação:
-Organizar
a turma em fila
Desenvolvimento:
-
Desenhar o caracol no chão, dividi-lo e numerá-lo de zero a nove.
-O
jogador lançará a pedrinha no número um (seguir a sequencia numérica) onde não
poderá ser pisado saltando para as demais casas.
-Quem
pisar na casa que estiver a pedrinha passa a vez.
DOMINÓ MATEMÁTICO
Objetivo:
-Relacionar
a quantidade ao número.
-Desenvolver
o raciocínio.
-Estimular
a atenção
-socializar
Material:
-Papel
dupléx
-Hidrocor
Preparação:
-Confeccionar
vinte retângulos (fazer uma linha no meio) e escrever em um dos lados números e
do outro bolinhas (representando quantidade).
-
Disposição em círculo de testa(virados para o centro)sentados no chão.
Desenvolvimento:
-Distribuir
as cartelas entre os participantes, um dos jogadores iniciará a brincadeira
colocando uma peça no centro e os demais deverão observar o numeral e quantidade
que se encaixa corretamente, passando a vez para o colega do lado.
BINGO
NUMÉRICO
Objetivo:
-Memorização
dos números
-Estimular
o raciocínio
-Desenvolver
a atenção
-Obedecer regras
-Percepção
visual
Material:
-Cartolina
-Régua
-Hidrocor
Preparação:
-Confeccionar
cartelas de cartolina com números variados e pequenos círculos.
-Organizar
os alunos em círculo de testa (virados para o centro).
Desenvolvimento:
-Distribuir
uma cartela para cada dupla.Um único aluno ficará com o saquinho contendo os
pequenos círculos(numerados).
-Com
a ajuda da professora, este falará o número sorteado e os demais observarão a
sua cartela, aquela dupla que tiver o número sorteado receberá a bolinha marcando a cartela.
-Quem
primeiro completar a cartela ganha o jogo.
JOGO DA MEMÓRIA
Objetivo:
-Estimular
a atenção
-Desenvolver
o raciocínio
-Fixar
noção de sequencia numérica
-Estimular
a observação
Material:
-Papel
duplex
-Hidrocor
Preparação:
-Elaborar
fichas com os nomes dos dias da semana e os numerais de um a sete.
-Organizar
os participantes sentados no chão em círculo.
Desenvolvimento:
-Organizar
as fichas no centro do círculo, virados para baixo.
-Um
participante escolherá duas fichas tentando formar o par, se encontrar joga
novamente, caso não forme o par possa a vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário